NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
XXL EDP Mar Sem Fim
Premiação lusitana
Por Joana Sargento em 08/07/17
XXL EDP Mar Sem Fim premia os melhores big riders portugueses em quatro categorias.
1200x800
XXL EDP Mar Sem Fim premia os melhores big riders portugueses em quatro categorias. Foto: Divulgação.

 

Os surfistas de ondas grandes vão ver o seu esforço reconhecido através dos Prêmios XXL EDP Mar Sem Fim. Serão quatro prêmios atribuídos aos surfistas portugueses que mais se destacaram ao longo da última temporada de ondas grandes, que decorreu entre 15 de setembro de 2016 e 1 de maio de 2017.

 

A organização irá selecionar os surfistas que mais se destacaram ao longo da última época de ondas grandes de duas formas: com base em imagens online já disponibilizadas pelos surfistas ao longo do Inverno (1), lançando também o desafio aos surfistas de enviarem para a organização as suas melhores imagens e, assim, poderem se candidatar para os prêmios em disputa (2).

 

Na primeira edição dos prêmios, o surfista da temporada foi o renomado Nicolau Von Rupp, e a segunda edição ficou marcada pela atribuição de cinco prêmios e pelo destaque ao surfista Alex Botelho, que venceu três dos cinco prêmios em disputa.

1200x800
Na edição de 2016, Alex Botelho venceu três dos cinco prêmios em disputa. Foto: Divulgação.

  

"Os prêmios XXL portugueses são um momento de celebração do surfe e dos surfistas de ondas grandes, sendo inevitável o EDP Mar Sem Fim estar à frente de mais uma edição destes prêmios, pois tem apoiado o surfe português de ondas grandes. Eu estou super feliz de continuar a surfar ao meu mais alto nível e por isso ter um ano com mais nomeações”, revelou João Macedo.

 

Mário Almeida explica: “nesta terceira edição, queremos continuar a destacar os feitos dos surfistas nas várias vertentes do surfe de ondas grandes, assim, teremos quatro prêmios. O objetivo é criar as bases para que possamos continuar a fazer crescer este conceito, aumentando a notoriedade do projeto para edições futuras. Tudo isto não seria possível sem o apoio de todas as marcas envolvidas, que estão valorizando cada vez mais o nosso projeto”.

 

900x600
João de Macedo numa bomba em terras portuguesas, numa das expedições do EDP Mar Sem Fim. Foto: Rui Soares.

A primeira das quatro categorias pretende premiar o maior “wipeout” da temporada (queda), onde será atribuído um prêmio de 500 euros ao surfista que tiver a queda com a imagem mais espetacular aos olhos dos juízes.

 

O Município da Nazaré, que tem providenciado um apoio fundamental ao projeto e fornecendo um Hangar no Porto da Nazaré, vai escolher o surfista com a Maior Onda de town-in da temporada, onde o vencedor terá direito a um prêmio de 500 euros.

 

O Melhor Tubo da Temporada, apresentado pela G-Shock, poderá ser na remada ou tow-in, vai premiar com 500 euros o surfista que exibir o melhor tubo do inverno passado, além de faturar um relógio G-Shock Special Edition.

 

Por fim, o prêmio máximo, que pretende destacar a Maior Onda de remada da temporada, será oferecido pela EDP, (que dá também o naming a esta segunda edição dos prêmios), ao surfista que “dropar” a maior onda na sua forma mais natural, sem auxilio de jet ski.

 

Começou na quinta-feira (6/7) o período de submissões por parte dos surfistas e nomeação por parte da organização, que decorrerá até ao dia 15 de setembro. O painel de juízes que irá analisar as candidaturas e nomeações será apresentado brevemente e composto por entidades da área do surfe, mídia, juízes e surfistas.

 

O Projecto EDP Mar Sem Fim afirma-se assim como um pilar do surfe de ondas grandes em Portugal e, depois de uma época cheia de ação com expedições e bolsas atribuídas, pretende agora celebrar e honrar os feitos dos melhores surfistas de ondas grandes portuguesas.

 

Toda a informação sobre as condições de participação nos Prêmios XXL by EDP Mar Sem Fim e critérios de avaliação das candidaturas pode ser encontradas aqui.


Sobre o EDP Mar Sem Fim - O EDP Mar Sem Fim é um projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas, que pretende funcionar também como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas portugueses de ondas grandes, promovendo o desenvolvimento do surfe e do Turismo em Portugal. O projeto visa essencialmente desenvolver o surfe de ondas grandes no nosso país através de um conjunto de explorações com alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes em Portugal, complementado com a atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objetivos do projeto e ainda uma edição anual de prêmios de ondas grandes.

 

São quatro os pilares do projeto: Expedições, Bolsas, Hangar Nazaré & Prêmios XXL.


O evento - O EDP Mar Sem Fim é uma produção The Summit Sports Agency, com o alto patrocínio da EDP e os apoios do Governo Regional dos Açores, Turismo dos Açores, Município da Nazaré, SATA Azores Airlines, G-Shock, Yamaha, Go Pro, Transisular e NewsSearch. Conta ainda com a Beachcam, Record e Cidade como Media Partners e é homologado pela Federação Portuguesa de Surf.

Veja também
Titans of Mavericks

Titans of Mavericks

WSL compra direitos

Arpoador Clássico

Arpoador Clássico

Gunzeiras a postos

Rusty Sorriso Big Surf

Rusty Sorriso Big Surf

Sinal amarelo na laje

Mormaii Big Wave Challenge

Mormaii Big Wave Challenge

Janela aberta no Farol

Big Wave Tour

Big Wave Tour

Kai Lenny vence no México

Big Wave Tour

Big Wave Tour

Confira direto de Puerto

Big Wave Tour

Big Wave Tour

Sinal verde em Puerto

Rusty Sorriso Big Surf

Rusty Sorriso Big Surf

A espera continua

Rusty Sorriso Big Surf

Rusty Sorriso Big Surf

Sinal amarelo

Sai Smiley

Sai Smiley

Cloudbreak fumegante

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Ação em Mullaghmore

Big Wave Tour

Big Wave Tour

Mudanças no circuito

Rusty Sorriso Big Surf

Rusty Sorriso Big Surf

Laje recebe evento

Big Wave Tour

Big Wave Tour

Reforço lusitano

Big Wave Tour

Big Wave Tour

"Twiggy" coroado