NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Amigos de Itamambuca
Entidade aponta degradação
Por Luiz Eduardo Siqueira em 18/04/08

 

Cartaz do "penicaço" contra a poluição de Itamambuca. Foto: Reprodução.

Depois do desagradável fato da bandeira vermelha da CETESB, que tremula desde o início de abril na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), indicando água imprópria para banho, a Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) vem a público divulgar o Diagnóstico Sanitário-Ambiental da Bacia do Rio Itamambuca.

 

A situação está criando um desconforto geral na população e nos turistas de Ubatuba, que já estão se mobilizando pela causa organizando o "Penicaço" para o próximo domingo (20/04), que deverá ter um impacto bastante positivo.

 

Acreditamos que seja nosso papel também participar mostrando o que tem sido feito (e o que se tem a fazer) nessa verdadeira batalha contra a poluição do rio, pois não é de hoje que temos consciência e alertamos para a grave situação ocupacional irregular na região.

 

Desde as primeiras bandeiras vermelhas hasteadas no Rio Itamambuca há alguns anos, a SAI tem agido junto à comunidade local e ao poder público no combate à poluição do rio e da praia.

 

Dentro do loteamento Itamambuca, a SAI tem a função de aprovar e fiscalizar todas as construções para que estejam de acordo com a legislação e conseqüentemente não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

 

Algumas denúncias já tiveram resultados concretos importantes como ordens de demolição, adequações de planta e construção. A SAI procura agir sempre de maneira objetiva e imparcial, e tem denunciado constantemente às autoridades responsáveis todas as irregularidades detectadas dentro e fora da área do loteamento.

 

Dentro deste contexto, o Diagnóstico foi uma iniciativa financiada pela SAI em conjunto com Itamambuca Eco Resort e a Prefeitura Municipal de Ubatuba (PMU) com o objetivo de apontar todas as causas reais e potenciais de poluição da bacia do Rio Itamambuca. Foi contratada uma empresa de Engenharia para a realização do trabalho que durou vários meses e finalizado em outubro de 2007.

 

Neste material é possível identificar todo o perfil do saneamento nas áreas ocupadas ao redor da principal bacia hidrográfica da região e as ações que precisam ser tomadas para evitar a poluição do rio.

 

De lá para cá, a SAI tem realizado reuniões periódicas com a PMU e cobrado insistentemente diversas medidas e estudos de melhora do saneamento básico da região, incluindo a construção de fossas coletivas, remoção de algumas famílias, entre outras ações.

 

Sabemos ainda que todas as ações governamentais, por sua própria natureza burocrática, levam tempo para concretizar-se, por isso aguardamos da Prefeitura Municipal de Ubatuba um pronunciamento oficial relatando o andamento destas ações, bem como o prazo para sua conclusão.

 

Enquanto isso, depois deste desagradável fato da bandeira vermelha, disponibilizamos na internet, o arquivo digital deste Diagnóstico Sanitário-Ambiental, para que todos tenham conhecimento de grande parte das causas deste problema.

 

A SAI também alerta a todos os visitantes com a colocação de faixas e distribuição de folhetos informativos sobre os riscos de contrair doenças em contato com a água contaminada pelos coliformes fecais.

 

Aproveitamos e agradecemos a todos que apóiam e entendem a importância dos trabalhos que vem sendo realizados pela SAI e pedimos que continuem participando com mais idéias e iniciativas em prol da preservação de Itamambuca.

 

Esperamos em breve ter boas notícias das medidas para reverter este triste quadro deste verdadeiro paraíso do surf brasileiro.

Veja também
Rip Curl Planet Day

Rip Curl Planet Day

Galera dá o exemplo

Ilha de lixo

Ilha de lixo

Protesto no Pacífico

Rip Curl Planet Day

Rip Curl Planet Day

Rip Curl faz a limpa

Oceano Limpo

Oceano Limpo

Projeto recolhe o lixo

Sumidouro free

Sumidouro free

Vitória em São Chico (SC)

Crocodilo

Crocodilo

Ataque fatal no Sri Lanka

Recife artificial

Recife artificial

Projeto em pauta no Rio

Somos do Mar

Somos do Mar

Projeto conscientiza molecada

Maré Vermelha

Maré Vermelha

Mancha suspeita em São Paulo

São Chico

São Chico

Porto ameaça a paz

Microplástico

Microplástico

Inimigo indigesto

Santinho e Ingleses

Santinho e Ingleses

Justiça impõe restrições

Plásticos descartáveis

Plásticos descartáveis

Costa Rica toma atitude

Coque de petróleo

Coque de petróleo

Areia sob suspeita na Vila (SC)

Santa Cruz

Santa Cruz

Tubarão morto na Califa (EUA)

Rincon

Rincon

Urso faz o check