NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Bom de bico
Um drible nas merrecas
Por Jaime Viudes em 22/06/09
Jaime Viúdes escreve sobre o Petrobras Longboard Classic em Jacaraípe (ES).

 

Rodrigo Sphaier foi o vencedor da etapa. Foto: Gugah Mariano.

Válido como segunda etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard, o Petrobras Longboard Classic aconteceu entre os últimos dias 12 e 14 de junho no município de Serra (ES).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Pelo terceiro ano consecutivo, os melhores longboarders do país invadiram as águas vermelhas de Jacaraípe e proporcionaram mais um espetáculo para o público capixaba.


O campeonato foi um sucesso, com nova estrutura e muita organização, o que agradou bastante aos atletas. O público prestigiou em massa e assim como o staff local, que trabalhou no evento e não mediu esforços para receber a elite do longboard brasileiro.

 

Insatisfeito com julgamento, Picuruta abandona prova na final. Foto: Gugah Mariano.

O ponto fraco foram as condições do mar que se apresentaram inconstantes e isso acabou interferindo nos resultados de muitas baterias.

 

Para se ter uma idéia, nas oitavas de final, Alessandro Abolição passou praticamente toda a disputa com Rodrigo Sphaier sentado no outside esperando por ondas que não vieram. Além de Abolição, outros nomes sofreram com a falta de ondas, como Eduardo Bagé, Mica, Mullinha, Matheus Cunha, Robledo Oliveira e eu mesmo.

 

No entanto, quando as séries deram as caras o show de surf foi garantido. Umas das melhores baterias foi entre Rodrigo Sphaier / Phil Rajzman e Picuruta / Deca que travaram duelos acirrados, com boas ondas surfadas e muita disposição dos competidores.


O nível técnico do circuito brasileiro está cada vez mais alto e esse campeonato mostrou gratas surpresas, como as excelentes performances de Jéferson Silva (Jejé), André Luís (Deca) e Alex Salazar (Leco), surfistas jovens e de notória qualidade técnica que mostraram vontade de surfar e grande evolução nas baterias homem-a-homem.


Na primeira semifinal, Leco enfrentou Sphaier numa bateria empolgante e que dividiu opiniões sobre o resultado. Já no final da disputa, o santista ficou precisando de uma nota acima dos nove pontos e depois de surfar bem sua última onda, jogou a batata quente nas mãos dos juízes, mas a nota saiu abaixo do que ele precisava.

 

Leco saiu da água reclamando bastante do julgamento e Rodrigo Sphaier foi ovacionado pela galera do Rio, que gritou a cada onda surfada pelo local de Saquarema.


Na outra semi, um duelo de titãs: Picuruta contra Amaro Matos. Com notas não muito altas, o Gato passou pelo Amarinho, que ainda teve a chance da virada numa boa direita, mas acabou não tendo sorte na sequência das manobras.

 

Vale destacar a apresentação do Amaro nas oitavas, quando derrotou seu conterrâneo Rodney Costa numa virada espetacular com muita determinação e sangue frio, mostrando que experiência, técnica e vontade formam uma combinação poderosa.


A final entre o Gato e o Sphaier começo quente, com os dois surfistas pegando uma onda atrás da outra. O carioca conseguiu boa sintonia com as séries e investiu nas esquerdas para abrir uma boa vantagem. Quem conhece bem o Picuruta sabe que ele não se abala em situações adversas, pelo contrário, é mestre em reverter resultados difíceis e muita gente esperava que ele fizesse isso, quando para surpresa geral ele abandonou a disputa faltando pouco menos de dez minutos para o término.

 

Conversei com ele logo que saiu da água e ele disse que entrou na bateria desanimado com o julgamento por causa do resultado da bateria entre seu filho Leco e o Sphaier.


Veja também
Jaime Viudes

Jaime Viudes

O pai do surf performance

Jaime Viudes

Jaime Viudes

Rivalidade histórica

Jaime Viudes

Jaime Viudes

O matuto e a coruja

Jaime Viudes

Jaime Viudes

A peça de cima

Jaime Viudes

Jaime Viudes

A grandeza do Anão

Jaime Viudes

Jaime Viudes

Evolução da espécie híbrida

Jaime Viúdes

Jaime Viúdes

O enterro do clássico

Joel Tudor

Joel Tudor

Barrado no baile

Jaime Viúdes

Jaime Viúdes

O mestre rabugento e o anão aprendiz

Jaime Viúdes

Jaime Viúdes

Nicarágua inusitada

Bom de Bico

Bom de Bico

Lisergia Clássica, Peru no foco

Bom de Bico

Bom de Bico

Cadillac das ondas

Bom de Bico

Bom de Bico

Em busca de Nuuhiwa

Bom de Bico

Bom de Bico

Maratona dos pranchões

Bom de Bico

Bom de Bico

O futuro da nação

Bom de Bico

Bom de Bico

A nova era dos pranchões