NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Bom de Bico
Em busca de Nuuhiwa
Por Jaime Viudes em 01/06/12
Jaime Viúdes visita Califórnia (foto) e corre atrás de lendas como David Nuuhiwa para produção de seu filme.
Depois de busca incessante por lendário David Nuuhiwa, Jaime Viúdes tem pretensões frustradas na Califórnia (EUA). Foto: Paulo Camargo.
Jaime diverte-se durante gravações de seu filme sobre surf de longboard, pranchas antigas, tradição e personalidades. Foto: Paulo Camargo.

No começo de maio, me mandei para a Califórnia, onde iniciaria as gravações de um filme. O conteúdo envolve muito surf de longboard e pranchas antigas, tradição e personalidades.

 

Fiz alguns contatos antes de sair do Brasil, tive algumas respostas positivas, como a de Taylor Jensen, atual campeão mundial de longboard, mas alguns não responderam meus emails.


Uma das figuras que priorizava encontrar era David Nuuhiwa, um dos mais técnicos surfistas de seu tempo.

 

Não tenho um ídolo específico no surf, admiro vários, mas David sempre me chamou mais a atenção do que qualquer outro.

 

De origem havaiana, mudou-se para a Califórnia em 1961 e atualmente vive na badalada Huntington Beach. Dominou a arte do noseriding como poucos e foi o maior favorito para conquistar o título mundial de 1966, o que acabou não acontecendo, para surpresa da comunidade surfística da época.

 

Ainda teve outras chances, uma em 71, já na transição do longboard para as pranchinhas, e a outra em 72, quando teve sua prancha roubada, que foi encontrada posteriormente pendurada e toda dilacerada no Ocean Beach Pier, com os dizeres de “Good luck David”.

 

Em ambas as ocasiões, não conseguiu o título. Depois disso saiu de cena e voltou depois do ressurgimento dos pranchões no anos 80. “Uncle” David, como é chamado por lá, foi um desses que não responderam minhas mensagens, mas eu estava disposto a encontrá-lo.


Viajei na companhia do fotógrafo e cinegrafista Paulo Camargo, e saímos registrando tudo o que víamos pela frente. Enquanto esperávamos melhores ondas para filmar com Taylor, gravamos muito surf de monoquilha, principalmente em Old Mans, San Onofre.

 

Como o nome diz, o local é frequentado por senhores de idade bem avançada, que chegam à praia com carrões antigos e longboards clássicos, dando a impressão de uma volta ao passado. Eu me diverti bastante com minha single fin, só tirando a prancha progressiva da capa uns cinco dias depois de ter chegado.


Nesses primeiros dias, fizemos algumas investidas em Huntington para ver se encontrávamos Nuuhiwa por lá. Investiguei os locais que ele costumava frequentar, e soube que toda tarde passava numa surf shop nos fundos da Main Street e que batia cartão no Aloha Grill, um bar que fica na mesma rua, mais próximo ao tradicional píer de Huntington.

 

Mas, nada de o cara aparecer. Aproveitei para gravar cenas de rua e locais como o próprio píer, o museu do surf, a Calçada da Fama e algumas lojas, como a de Chuck Dent. Quando as ondas subiram, encontrei Taylor em San Onofre e combinamos uma session em Churches, que fica ao lado de Trestles.

 

Gabriel Nascimento, que está morando em Los Angeles, chegou cedo ao nosso hotel e fomos ao encontro do campeão. Pegamos boas ondas e, com mais alguns depoimentos, já tinha garantido um material satisfatório.

 

Mas sabia que ainda tinha muita coisa para acontecer, pois estava esperando o shaper Neco Carbone, que vinha do Hawaii e ia passar alguns dias com a gente.

 

Veja também
Jaime Viudes

Jaime Viudes

O pai do surf performance

Jaime Viudes

Jaime Viudes

Rivalidade histórica

Jaime Viudes

Jaime Viudes

O matuto e a coruja

Jaime Viudes

Jaime Viudes

A peça de cima

Jaime Viudes

Jaime Viudes

A grandeza do Anão

Jaime Viudes

Jaime Viudes

Evolução da espécie híbrida

Jaime Viúdes

Jaime Viúdes

O enterro do clássico

Joel Tudor

Joel Tudor

Barrado no baile

Jaime Viúdes

Jaime Viúdes

O mestre rabugento e o anão aprendiz

Jaime Viúdes

Jaime Viúdes

Nicarágua inusitada

Bom de Bico

Bom de Bico

Lisergia Clássica, Peru no foco

Bom de Bico

Bom de Bico

Cadillac das ondas

Bom de Bico

Bom de Bico

Maratona dos pranchões

Bom de Bico

Bom de Bico

O futuro da nação

Bom de Bico

Bom de Bico

A nova era dos pranchões